Fale Conosco



Nome:
Email:
Assunto:
Titulo:
Mensagem:
/ Dica
20/05/2013 - 10h51
 

FA Pastagem

Fertilizantes utilizados: FA 100 / FA Magnesiano / FA SiliSolo / FA 20

Fonte: ADUMAT
A+ A-

 OS FERTILIZANTES DA PASTAGEM

A produção de bovinos em sistema de pastagens, no Brasil, é caracterizada como uma condição de exploração extrativista em pastos estabelecidos com solos exauridos por outras culturas, pela erosão ou em solos de baixa fertilidade natural.

Atualmente, mais da metade da pecuária bovina encontra-se nos Estados do Brasil Central, em pastagens cujos solos são ácidos, pobres em fósforo, cálcio, enxofre, magnésio, zinco, nitrogênio, potássio, cobre, boro, matéria orgânica e silício, com níveis tóxicos de alumínio e manganês.

Nestes solos a deficiência de cálcio e magnésio, associada ou não a toxidez de alumínio, é uma constante, ocorrendo tanto na camada arável, como também abaixo desta. Tal fato é de extrema importância, pois estas características interferem no desenvolvimento do sistema radicular, tornando mais crítica a deficiência de água, interferindo na absorção e transporte de nutrientes, como fósforo, cálcio, magnésio, potássio, enxofre e outros.

O FA Pastagem é uma combinação cuidadosamente elaborada, contendo teores de nitrogênio, fósforo, cálcio, enxofre, matéria orgânica, silicato e micronutrientes adaptados às reais necessidades da maioria de nossos solos no cerrado, participando efetivamente no aumento dos teores de fósforo, cálcio, enxofre e na diminuição da saturação por alumínio tóxico favorecendo o desenvolvimento radicular das plantas, sendo indicado para áreas de pastagens e também outras culturas (soja, arroz, milho, algodão, feijão, cana-de-açúcar e café).

 

AÇÃO NO SOLO

A combinação dos fertilizantes ADUMAT com o sulfato de cálcio e enxofre em solos com Ph abaixo de 7,0 (solos ácidos), produz um grande efeito positivo nas condições químicas e físicas dos solos, já que o nosso produto se torna rapidamente disponível para as plantas.

O sulfato de cálcio e enxofre, inclusive nas camadas superficiais, diminui também a saturação por alumínio tóxico nos solos, inibindo assim, o efeito tóxico que este representa para as plantas, fazendo com que o crescimento do sistema radicular seja estimulado, tornando a planta capaz de explorar um volume maior de solo em busca de água e nutrientes das adubações e do próprio solo.

 

RECOMENDAÇÕES DE USO

Os fertilizantes ADUMAT são ideais para elevar os teores de nitrogênio, fósforo, cálcio, enxofre, magnésio, micronutrientes e matéria orgânica em nossos solos. Sendo o seu uso extremamente importante para que possamos alcançar uma melhor utilização de nossas pastagens com aumento de produtividade.

Dados da literatura mostram que, quando os recursos ambientais são explorados com eficiência, pode-se estabelecer altas produtividades em sistemas de pastagens com lotação animal entre 2 a 7 cab/há.

 

APLICAÇÕES

Os fertilizantes ADUMAT podem ser aplicados utilizando-se os mesmo equipamentos empregados para a aplicação de calcário ou fertilizantes, devendo ser aplicado com pré-plantio ou em pastagens já instaladas após o rebaixamento do pasto.

 

DOSAGEM

As doses a serem aplicadas dependem da análise do solo e das recomendações técnicas, para que possamos aumentar a produção de pastagens, trazendo assim, maiores ganhos para os pecuaristas. De maneira geral, a aplicação de 350 a 500 Kg/há do produto, tem mostrado ganhos expressivos na produção das forragens, possibilitando um aumento do numero de cab/há.

 

VANTAGENS

- Fornecido a granel em big bag ou ensacado. Se coberto com lona, pode ser armazenado no próprio campo;

- Contém nitrogênio, fósforo, cálcio, enxofre, magnésio, silício, micronutrientes, matéria orgânica e aminoácidos;

- Efeito residual prolongado;

- Menor impacto ambiental;

- Aumenta a vida microbiana do solo;

- Maior enraizamento;

- Maior fotossíntese;

- Melhora parte física do solo;

- Maior retenção de umidade em épocas de estiagem (seca);

- Aumento real da capacidade de suporte de pastagens;

- Pasto bom é sinal de boi sadio.

Fonte: ADUMAT