Fale Conosco



Nome:
Email:
Assunto:
Titulo:
Mensagem:
/ Dica
30/10/2014 - 15h59
 

MAXIFÓS

O Fosfato Corretivo da Agricultura

Fonte: ADUMAT
A+ A-

 Dentro do processo produtivo da indústria de Fosfatos, a ADUMAT, desenvolveu material fosfático para adubação fosfatada, de uso agrícola, o "Maxifós", especialmente indicado para a região de cerrado.

Em sua fórmula química, temos o Fósforo ligado ao Silício, e Cálcio ligado ao Enxofre na forma de sulfato. Na adubação corretiva com  Fosfato "Maxifós", a liberação do Fósforo é imediata, indicado para regiões de clima tropical "cerrado" , principalmente porque nelas predominam tipos de solos, com grande quantidade de íons de ferro e alumínio em condições livres, ou mesmo em forma de óxidos; esses reagem violentamente aos fosfatos de alta solubilidade imediata, e irão produzir fosfato de alumínio e ferro que são insolúveis às plantas, processo esse denominado de fixação do "Fósforo".

 

 

Ação no Solo

 

 

No Fosfato "Maxifós" o Cálcio encontrado é na forma de Sulfato (Cálcio Móvel),  contribui para a redução da acidez do solo e a diminuição da saturação do alumínio tóxico, permitindo que as raízes das plantas encontrem melhores condições de desenvolvimento e atinjam maior profundidade, explorando maior volume do solo, e consequentemente, retire maior quantidade de nutrientes e água, resistindo aos veranicos.

Assim sendo, torna-se amplamente vantajosa e necessária a utilização do Fosfato "Maxifós", que além de corrigir a deficiência de fósforo e enxofre, possui a capacidade de fornecer "Cálcio Móvel", contribuindo na correção da acidez, diminuindo a saturação do alumínio e aumentando a saturação de bases ao longo do perfil do solo.

 

 

Aplicação

 

 

O Maxifós pode ser aplicado utilizando-se os mesmos equipamentos empregados para a aplicação de Cálcario ou Fertilizantes.

 

 

Recomendações de uso

 

 

É indicado para as culturas anuais e Perenes.

As doses a serem aplicadas dependem da análise do solo e das recomendações técnicas, para que com o uso do "Maxifós" possamos aumentar a produtividade, trazendo assim, maiores ganhos para os agricultores.

 

 

Vantagens de Utilização

 

 

- Fornecido a granel, podendo ser armazenado a campo (coberto com lona).

- Efeito residual curto, médio e longo prazo.

- Maximiniza a produção com redução de custos.

- O custo da Unidade Fósforo é bem menor que o do fosfato de rocha importada.

 

 

Composição

 

 

P2O5 Total: 14 - 18%

Cálcio Total:  12 - 16%

Enxofre Total: 1 - 5%

Silicio Total: 1 - 5%.

Fonte: ADUMAT