Fale Conosco



Nome:
Email:
Assunto:
Titulo:
Mensagem:
/ Dica
20/05/2013 - 10h30
 

FA SiliSolo

Fonte: ADUMAT
A+ A-

O QUE É SILICIO

O silício é um elemento químico de símbolo Si de número atômico 14 (14 prótons e 14 elétrons) com massa atômica igual a 28 u. Ele é o segundo elemento mais abundante da crosta terrestre e absorvido em quantidades consideráveis pelas plantas. Encontra-se na fração do solo principalmente como sílica cristalina.

Devido ao processo de fabricação do aço, as escórias silicatadas com as quais trabalhamos, além do cálcio, magnésio e silício, possuem também nutrientes essenciais para o pleno desenvolvimento de diversas culturas, como fósforo, potássio, enxofre, ferro, zinco, manganês e cobre.

Nas raízes das plantas, além de reduzir a transpiração, o Si neutraliza a toxidez causada pelo ferro e manganês, pois com o aumento do volume e rigidez do parênquima, ocorre um maior transporte de O2 para sistemas radiculares submersos e expostos a esses elementos, boro, molibdênio e cobalto.

Os fertilizantes formulados com Si e NPK vêm sendo produzidos com eficiência e proporcionando bons resultados de produtividade e sustentabilidade em diversas linhas agropecuárias.

Independentemente do pH do solo ou do fertilizante utilizado na mistura com o Si, este atua de maneira a corrigir a acidez dos solos além de neutralizar o alumínio tóxico evitando que o mesmo venha comprometer com sua toxidez o pleno desenvolvimento das plantas.

Aliado a todos esses fatores o Si é capaz de aumentar o potencial de retenção de água nos solos e melhorar a absorção dos nutrientes, e enrijecer o tecido, o que evita o acamamento e queda das flores e frutas, implicando em aumento de produtividade.

 

INTERAÇÃO DE SILICIO E FOSFORO

Segundo PLUKNETT (1972), a aplicação de silicato aumenta a solubilidade de fósforo no solo, diminui a fixação de fertilizantes fosfatados, corrige as deficiências de Ca e Mg e aumenta o valor do pH do solo.

 

SILICIO NA AGRICULTURA 

Prof.Dr.Gaspar H.                                                                          Korndorfer(Universidade de Uberlandia).

O silício (Si) é um dos elementos mais abundantes da crosta terrestre. Algumas espécies de plantas absorvem grandes quantidades de Si durante o seu ciclo. A cana-de-açúcar, arroz e as gramíneas em geral são consideradas plantas acumuladoras de Si, podendo, em alguns casos chegar até 6-7% na matéria seca.
O Si nas plantas est
a normalmente relacionado ao controle de pragas e doenças (quadros 1 e 2). Quanto maior a concentração de Si nas folhas maior a proteção. Um exemplo disso é o controle da bruzone na cultura do arroz.
Al
ém disso, o Si esta ainda associado à resistência ao acamamento e ao controle da evapotranspiração. A tolerância das plantas do cerrado brasileiro ao déficit hídrico pode estar associado, entre outras coisas, aos altos teores de Si na folha, conforme mostra o quadro 3.

 

Quadro 1: Pragas controladas com o uso de Si na adubação

Planta

Praga

Inseto

Referencia

Arroz

Lagarta do Colmo

Chilo suppresalis

Yoshida et al, 1969

Arroz

Gafanhoto verde

Nephotettix noctatus cintic

Maxwell et al, 1972

Azevem

Broca do colmo

Oscinella frut

Moore, 1985

Cana

Broca da cana

Diatraea saceharalis

Elawad et al, 1985

Pepino

Parasitic fitness

Sphaerotheca fuliginea

Menzies et al, 1991

Sorgo

"root striga"

Scrophu lariaceae

Hodson & Sangster, 1989

Videira

Fruit cracking

------------------

Sang-Young et al, 1996

 

 

Quadro 2: Doenças controladas com o uso de Si na adubação

Planta

Doença

Patogeno

Referencia

Arroz

Bruzone

Firicularia oryzae

Datnoff et al., 1991

Arroz

Mancha Parda

Helminthosporium or..

Hegazi et al., 1993

Arroz

Descoloração do grão

EipolarisFusarium, etc

Korndorfer et al., 1999

Cana

Freekling

------------------

Fox et al., 1967

Cana

Ferrugem

Puccinia melanocep..

Dean & Todd, 1979

Cana

Ringspot

Leptosphaeria sacchari

Raid et al., 1991

Cevada

Oidio-Powdery mildew

Erysiphe graminis

Jung et al., 1989

Moranga

Oidio-Powdery mildew

Erysiphe cichoraccar..

Menzies et al., 1991

Pepino

Oidio-Powdery mildew

Sphaerotheca fuliginea

Belanger et al., 1995

Tomate

Fungos

Sphaerotheca fuliginea

Adatia & Besford, 1986

Trigo

Oidio-Powdery mildew

Septoria nodorum

Leusch & Buschenaner, 1989

Videira

Oidio-Powdery mildew

Oidium tuckeri

Grunnofer, 1994

 

Quadro 3: Teor de Si encontrado em folhas de plantas tropicas do cerrado brasileiro

Especie

% Si folhas

Especie

% Si folhas

Eauhinia sp

1.13

Erytrociduum decciduum

1.88

Erosimum gaudumi

3.71

Licania humilis

7.14

Coepia grandifolia

1.06

Myrcia tomentosum

2.05

Curatela americana

5.06

Pseudo tometosum

1.21

Davila ellipitica

5.16

Vernonia ferruginea

6.50

Dimorphandra mollis

1.43

 

 

 

Pouco se tem feito no sentido de estudar o papel do Si nas plantas, mas existem fortes indícios de que o Si, particularmente em gramineas, possui um papel importante na degradação da palhada.

Em outras palavras, quanto maior a concentração de Si no resíduo vegetal deixado sobre o solo (palhada), menor a velocidade de decomposição da mesma. A relação C/N, não resta duvida, consiste num dos principais índices para se estimar a degradação da cobertura morta. No entanto, seria interessante associar o teor de Si da palhada neste processo. É preciso confirmar a hipótese com resultados experimentais, mas potencialmente existe a possibilidade de se aumentar a produtividade de algumas culturas em sistema de plantio direto com adubação silicatada.

A possibilidade de se cultivar plantas mais sadias e com menor incidencia de doenças e pragas, reduzindo a demanda por pesticidas (fungicidas e inseticidas) e produzindo uma palhada mais estável, isto é, de mais difícil decomposição na superfície do solo, são alguns dos efeitos do Si com reflexos no sistema de plantio direto. A redução da doença bruzone em arroz é uma possibilidade importante.
O acamamento de plantas, quando ocorre, pode ter várias origens: excesso de nitrogênio, força do vento e em alguns casos, restrição do sistema radicular na camada superficial de solo, decorrente da acumulação de matéria orgânica e fósforo nas  camadas mais superficiais do solo. 

A adubação silicatada é mais uma alternativapara aumentar a resistência das plantas ao tombamento. No arroz, é fácil observar que plantas com Si possuem uma arquitetura mais ereta. Por outro lado, sabe-se que plantas com folhas mais eretas realizam mais fotossíntese, aumentando assim as chances de se obter maio produtividade. Além destes benefícios, a ADUMAT elaborou o FA SiliSolo, que uniu as vantagens do silício com os benefícios do SULFUMAT 60 S, tornando um fertilizante com muito mais eficiência para nossas plantas. 

Fonte: ADUMAT